Câncer de Mama: como a maquiagem pode ajudar durante a quimioterapia

Há 6 meses Maria Bernadete Cren das Neves começava sua primeira sessão de quimioterapia por conta de um diagnostico de câncer de mama. Quinze dias depois, seu cabelo começou a mostrar os primeiros sinais de queda. “Eu chorei bastante”, diz enquanto lembra este difícil momento de sua vida.

“Antes, eu tinha cabelo comprido, muito bonito, cuidava bem dele. Durante o tratamento, eu passava a mão ou penteava e já caía de monte. Cheguei na fase de não querer pentear e nem lavar a cabeça. Foi aí que meu esposo passou a máquina e meu genro finalizou. É uma dor que só quem passa sabe explicar. Eu não queria nem me olhar no espelho, apenas ficar deitada, quieta e sozinha”, conta.

Para superar este período, Maria Bernadete encontrou na maquiagem uma força para encarar o dia a dia. Para manter a autoestima, ela nunca sai de casa sem usar pelo menos passar um batom, uma máscara de cílios e um corretivo para camuflar as olheiras. Porém, nem sempre ela pode se maquiar. “Tem dias que estou com dor no corpo, inchada, com alergia no rosto, tudo por causa do tratamento. Por isso, tento aproveitar um dia de cada vez”, relata.

Desde que iniciou a quimioterapia, Maria Bernadete viu suas sobrancelhas – que eram viçosas e preenchidas – ficarem ralas e falhadas. “Por isso, tenho o cuidado de passar sombra nelas”, conta.

Os cabelos e os pelos do corpo e das sobrancelhas de Maria Bernadete voltarão a crescer somente três semanas depois de sua última sessão de quimioterapia. Nesse momento, nascerão fios finos e dispersos que, em 1 a 2 meses depois da última sessão do tratamento, voltarão a crescer normalmente. Em um ano, o cabelo crescido atingirá de 10 a 15 centímetros, o que já seria suficiente para “fazer uma escova”.

Enquanto esse momento não chega Maria Bernadete conta com o apoio incondicional do marido, familiares e amigos. Perto disso, a maquiagem é um pequeno motivo que ajuda ela e outras mulheres que já sentiram na pele os efeitos da quimioterapia.

Pensando nisso, o L’essence de la Beauté, salão de beleza localizado em Campinas, aproveitou a campanha de Outubro Rosa e convidou Maria Bernadete para ser modelo por um dia. Ela protagonizou um tutorial de maquiagem feito exclusivamente para mulheres que estão passando pela quimioterapia.

A especialista em design de sobrancelhas Daniela Rosa, que atende no salão L’essence de la Beauté, foi a profissional responsável pela maquiagem do tutorial (que renovou o visual de Maria Bernadete!) que foi feito para chamar atenção para outra ação: na última segunda-feira, 15 de outubro, o salão mobilizou clientes para doarem cabelos para confecção de perucas para mulheres em tratamento de câncer de mama.

Sobrancelhas feitas com pincel e sombra cremosa

De acordo com Daniela, o primeiro passo para maquiar as sobrancelhas é fazer o tradicional ritual de preparação da pele. “Lave o rosto com sabonete neutro antes de iniciar o procedimento. Água termal também é indicada para hidratar e acalmar a pele”, complementa. Depois, ela indica o uso de bases e corretivos com uma fórmula leve e hidratante, pois a pele tende a ficar ressecada durante a quimioterapia.

Para desenhar sobrancelhas a especialista recomenda o uso de sombra cremosa, que é mais pigmentada, sem brilho e oferece melhor durabilidade. “Assim, você não corre o risco de suar e, consequentemente, desfazer suas sobrancelhas. Além disso, a cor da sombra deve condizer exatamente com a cor dos pelos naturais das suas sobrancelhas”, explica.

“Utilize também pincel chanfrado [aquele que tem corte diagonal] fino e macio. O traço tende a ficar mais delicado e preciso”, recomenda. Outra dica fundamental comentada pela especialista em design de sobrancelhas é observar as próprias sobrancelhas em uma foto antiga. “Assim, você não corre o risco de fazer um desenho muito diferente que não caia bem no seu visual”, comenta Daniela.

Sobrancelhas Maquiagem Passo a Passo
Crédito da foto: Divulgação/L’essence de la Beauté
  1. Faça o contorno do desenho das sobrancelhas. “Dessa forma, você tem a dimensão correta do comprimento e da largura desse desenho”, explica Daniela Rosa, especialista em design de sobrancelhas que atende no L’essence de la Beauté.

  2. Preencha o contorno do desenho das sobrancelhas feito no passo anterior. “Siga o contorno feito, sem pressa para não borrar, e preencha dentro do desenho”, ensina.

  3. Use um pincel para esfumar e deixar as sobrancelhas com um aspecto mais natural.

Daniela lembra que a maquiagem é a melhor forma de desenhar sobrancelhas quando se está passando por quimioterapia. “Quem prefere praticidade existe a possibilidade de usar henna, porém precisa de autorização do médico. Vale lembrar que a henna usada não é a mesma para tingir cabelo ou fazer tatuagens temporárias. A henna para sobrancelhas foi fabricada exclusivamente para este fim e, portanto, exige que sua aplicação seja feita por um designer de sobrancelhas devidamente especializado”, comenta a profissional.

Além disso, a especialista em design de sobrancelhas recomenda que mulheres que estão tratando câncer de mama evitem procedimentos como a micropigmentação – que é considerado invasivo, pois usa agulhas para depositar pigmento na pele – para desenhar sobrancelhas. “Nesse período, a imunidade ainda está comprometida e não é adequado submeter o corpo a possíveis reações alérgicas”, acrescenta.

****

Serviço:

L’essence de la Beauté – Tel. (19) 3203-1985

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s